Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Estatísticas mudam o futuro de um país

Pesquisas são como perfumes, boas para cheirar e perigosas de engolir. (Shimon Peres )

Há cada dois anos é sempre a mesma coisa. As eleições, sejam elas para presidente e governador ou para prefeito, sempre trazem promessas baratas, discursos clichês e rivalidades. Mas o mais interessante são as pesquisas eleitorais. Elas têm uma credibilidade muito forte, por isso um apelo tão grande com os eleitores. Afinal, quem vai questionar uma pesquisa exibida em horário nobre na rede nacional? Como toda a regra tem a sua exceção, há aqueles que não confiam nas pesquisas e afirmam que elas não consultam um número considerável de pessoas. De outro lado, os especialistas em estatísticas defendem o seu trabalho.

O fato é que as pesquisas existem, são diariamente veiculadas na mídia e chegam ao conhecimento de milhões de brasileiros. E sim, elas influenciam na decisão do voto. Infelizmente as pessoas pensam muito em “não colocar o voto fora”, que em outras palavras seria não votar em alguém que não vai se eleger. Neste caso, o mais sensato a fazer é digitar na urna eletrônica o número do candidato o qual as pesquisas indicam a vitória. E assim a democracia, que nada mais é que o respeito pela vontade da maioria, é de certa forma violada. Os eleitores precisam valorizar o poder de escolha que possuem, e votar com consciência, independente de pesquisas eleitorais. 


Texto para a disciplina de Leitura e Produção de Textos III - Pesquisas eleitorais influenciam eleitores?

A pior dor do mundo



Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, dói. Bater a cabeça na quina da mesa, dói. Morder a língua, dói. Cólica, cárie e pedra no rim também doem. (Martha Medeiros)
Para uns, a pior dor do mundo não é física, é emocional. Como perder um filho, os pais, ou um grande amor, pode ser até mesmo a saudade. Para outros, a maior dor é a do parto, ou dor de dente, ou de ouvido. A verdade é que ninguém sabe qual é a pior dor do mundo. Sempre me questionei a respeito disso. Quando alguém me pergunta “Tá doendo muito?”, eu não sei o que responder. A minha vontade é dizer, sim, sim, dói muito, mais do que tu imaginas. No entanto, paro e penso que certamente aquilo seria um exagero.
Nossas dores sempre são as maiores, as piores, as mais difíceis de suportar. Não existe a pior dor. Existe sim, a pior dor que determinada pessoa já sentiu. Precisamos de experiências para poder fazer comparações. Com as dores, não é diferente. Pra quem nunca perdeu alguém, nem sofreu um grande acidente, um pequeno corte no dedo pode ser incrivelmente doloroso. Já para aqueles que sofreram grandes perdas, as pequenas feridas são insignificantes. 


Texto para a disciplina de Leitura e Produção de Textos III - Não existe uma dor maior que a outra

Os e-books vão dominar o mundo?



Os livros sempre levaram distração às pessoas. Mais do que isso, eles levam conhecimento, cultura. Mas todos nós sabemos que livros são caros, sem falar na agressão à natureza, já que livros são feitos de papel, papel de celulose e essa vem da madeira, muitas vezes obtida de forma ilegal. Eis que surge a internet e com ela os livros eletrônicos, também conhecidos como e-books. E com eles a dúvida se o fim do livro impresso estaria próximo. Não acredito nisso.

Apesar da saber das muitas vantagens agregadas aos livros virtuais, como o baixo custo, a possibilidade de carregar a sua biblioteca para onde bem entender, acredito que os livros materiais e os eletrônicos, vão conviver juntos, agradando consumidores diferentes. É bem provável que as novas gerações prefiram ler em um tablet, mas quem criou o gosto pela leitura, virando as páginas de um livro, nunca vai abandoná-lo. É uma questão cultural, e de hábito até. Que venham os e-books e suas facilidades, e que sobrevivam os livros materiais, para continuarem a levar magia às leituras das pessoas que, assim como eu, não vivem sem eles. 


Texto para a disciplina de Leitura e Produção de Textos III - Livro material ou virtual?