Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Honestidade

O assunto surgiu em meio a uma conversa qualquer. Se você achassasse uma carteira, ou uma quantia significativa de dinheiro, o que faria? Ouvi com atenção a resposta das pessoas. Todos, sem exceção, disseram que não devolveriam o dinheiro, ou que ficariam com um pouco e devolveriam a outra parte. Algaram que diriam "Foi só isso que eu encontrei". Pra finalizar, comentaram que achavam um absurdo a pessoa "idiota" que devolve o que encontrou não receber uma recompensa, um bônus, ou seja lá o que for. Depois dessas, preferi ficar calada. Mas preciso desabafar aqui. Sabem o que eu acho um absurdo? As pessoas serem homenageadas, receberem medalhas e honrarias, por terem cumprido com o seu papel de cidadão honesto. Não é raro ver na televisão crianças, homens e mulheres serem colocados em um pedestal porque fizeram aquilo que era o certo. Em que mundo vivemos afinal, onde um ser humano se torna heroi pelo simples fato de devolver ao dono o que lhe é de direito. Não me conformo. Depois desse discurso, é óbvio que eu não ficaria com nada que não é meu. Chamem de careta, burra, idiota, o que quiserm. Mas eu sei que a noite, quando eu colocase a cabeça no traveisseiro, eu dormiria tranquila.

2 comentários:

  1. Concordo contigo! eu também devolveria o dinheiro, se soubesse quem era o dono! adorei esse post, penso exatamente igual!

    ResponderExcluir
  2. É Nessa, concordo em gênero, número e grau! Honestidade é para ser comum, e não algo tããão diferente que mereça premiações.

    ResponderExcluir